terça-feira, novembro 08, 2005

S. Dimas, Rogai por Nós

Retratos em Branco e Preto
O que mais me impressionou mesmo foi o "antes e depois" do início do Roda Vida.
Ver como eram os figurantes no século passado e comparar com a ruína trazida pelo tempo, serviu-me de espelho.
Pintar o cabelo, querer deter as rugas, nada adianta.
No caso da estrela do show, convém lembrar de que não há plástica para a alma.

Maluf no Roda Viva
Meninos, tenho quase certeza de que foi o Maluf que deu entrevista disfarçado de Lula ao Roda Viva.
E, como sempre repetiu: "Nada ficou provado", "nenhum governo foi mais investigado do que o meu", "não existe", "se ficar provado...", "nenhum governo fez mais do que o meu"...
Me juraram que quem deu a entrevista foi Lula.
Sei não...
Parecia o Lula, mas quem falou foi o Maluf.

Cilares, Siliares, Ciliares
Esses matos às margens de águas me perseguem.
Lula, ontem, falou em matas "cilares", ao invés de matas "ciliares".
Um advogado escreveu "siliares" em uma circular em que me chamava de "fiscal do Ibama".
O que está difícil mesmo é preservar as matas ciliares.
Como podem saber da importância delas os que nem sequer lhes sabem o nome?

De Olhos e Ouvidos
Depois do Roda Viva de ontem, passei a desconfiar, seriamente, de meus olhos, de meus ouvidos, até de minha memória.
Até ontem, juraria que tinha visto, ouvido e que me recordava de declarações diferentes das que ontem ouvi.
A mentira tem pernas curtas, mas anda rápido.

Orando a S. Dimas
"Ora, um daqueles ladrões, que estavam dependurados, blasfemava contra ele dizendo:
- Se tu és Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós outros.
Mas o outro, respondendo, o reprendia, dizendo:
- Nem ainda tu temes a Deus, estando no mesmo suplício? E nós, na verdade, sofremos o que é justo, porque estamos recebendo o castigo merecido de nossas obras; mas este não fez mal algum.
E dizia a Jesus:
- Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino!
E Jesus lhe respondeu:
- Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso."
Proponho que toda reunião de CPI se inicie com uma invocação a S. Dimas.
Pode ser que resulte em alguma conversão.
Difícil, mas não impossível... para quem acredita em milagres.