sexta-feira, julho 14, 2006

Ainda Respirando

Boas Novas
Como tinha dito antes (19.06.2006), tinha prontinhos dois livros fundamentais para colocar no eBooksBrasil.
O "A Ordem Privada e a Organização Nacional", de Nestor Duarte, foi colocado ontem nas estantes virtuais.
Merece ser lido para se entender um pouquinho o que está acontecendo.
Conhecer o passado sempre ajuda a iluminar o presente... e a nos guiar no futuro.
Tinha pedido a autorização a seu neto, Nestor Duarte Neto, secretário dos transportes de Salvador.
Grata surpresa: recebi por fax a autorização de seu filho, Marcelo Duarte, vice-prefeito de Salvador, confirmada por um simpático e-mail do bisneto, Jayme Queiroz Neto.
Não conheço nenhum pessoalmente, mas não posso deixar de registrar e elogiar a atitude pública dos sucessores de Nestor Duarte.
O Autor desta obra fundamental, que merece ser conhecida e divulgada, faleceu em 1970.
A obra só cairia em domínio público, imaginem, em 2.040.
Até lá, ficaria restrita aos que tivessem acesso às bibliotecas, aos sebos, a uma eventual reedição...
Graças aos ebooks e à atitude desinteressada e cidadã dos herdeiros, a obra agora está disponível, ao alcance de um clique, em diversos formatos.

Reflexões sobre Copyright
Como é de conhecimento público, no eBooksBrasil respeito direitos autorais e alerto para que os respeitem.
Mas a Lei dos Direitos Autorais, o próprio instituto do Copyright, não corresponde mais, de forma alguma, à realidade dos novos tempos.
Engessa o saber, torna-se uma camisa de força à difusão de obras essenciais.
Compartilho, de A a Z, as reflexões de Michael Hart, do Project Gutenberg, sobre a questão.
(Fiz links para os seus escritos no eBooksBrasil)
Nem todos os herdeiros têm o alto espírito público demonstrado pelos Duarte (ver acima) e por outros (raros) sucessores de importantes autores.
E, por que não dizer com todas as letras?, de alguns autores que falam em difundir o saber, em democratizar a cultura... mas não compartem suas obras, mesmo que não dependam delas para sua sobrevivência.
Só para dar um exemplinho: tentem localizar, para comprar, o Na Antevéspera de Monteiro Lobato.
Tenho outros casinhos escabrosos a respeito.
E outros exemplos dignos também, como pode ser visto no eBooksBrasil.
Fica o registro e um pensamentinho: lei de direitos autorais ou de direitos editoriais?
A aprofundar, brevemente.

Tudo, menos a Canalhocracia
Nem preciso dizer do que estou falando.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Iluminado Teotonio, digo isso não para tirar sarro, mas no sentido literal da palavra.
Cara eu sinceramente não sei de onde brota tanta boa intenção, olha, não é possível, você deve ter vindo de algum outro planeta.
O EbooksBrasil é um sucesso, e você um fenômeno.
Meu Sincero Parabém

Rafael S.A

12:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mensagem aos Políticos
Senhores Políticos Se defendam...

Esse desgoverno Lulla veio destruir toda a classe política, além de anarquizar o povo Brasileiro, com o que foi descortinado nos últimos dois anos pela sua incompetência, por sua conivência, pelo apoio dado à estruturação dos saques aos cofres públicos, da libertinagem, da implantação da anarquia ética, da proteção aos corruptos companheiros, de não ter explicado ao povo toda corrupção de sua chefia, do apoio aos bandos, grupos e quadrilhas; MST, PCC, MLST, FARC, de transformar o Brasil em hotel de terroristas..., Como vimos, a sua sede e ganância de assaltar os cofres públicos e se manter no poder, lhe custou a implosão moral dos PeTistas, desmoralizados pela corrupção e a cuecagem, o mesmo aconteceu com os outros partidos PTB, PMDB, PL, PP...,Que lhes dão sustentação corruptiva e apoio nas votações através da propinagem e do mensalão e lhe custará também à derrota nas próximas eleições de 2006. Essa é uma realidade e por trás, mostra uma tentativa de enganar o povo, fazendo com que o povo ache que os políticos não prestam, ao fortalecer a descrença nos políticos; Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federias, Governadores e Senadores, achava que com a classe política desmoralizada, facilitaria a implantação de sua ditadura civil. Estava redondamente enganado por mera falta de conhecimentos científicos (não freqüentou escolas) e até mesmo do empírico, em achar que o povo seria enganado por ele mais uma vez ( a 1ª vez foi o golpe eleitoral -enganou e elegeu-se)..., Caro político faça uma auto análise, assim perceberá que você é uma vítima desse Corruptor, Propineiro, Cuequeiro e Terrorista-via Maranhão, sr. Lulla-Lau da Silva. Veja que é hora de detonar com a farsa desse maior corruptor (utilizou o dinheiro público) da história Brasileira. Sugiro que não o apóie e peça aos seus eleitores que votem em qualquer outro candidato.
A minha mensagem baseia-se nos seguintes exemplos: Se há corrupto é porque há corruptor, Se há Deputados sanguessugas é porque há o Hospedeiro Lulla bombeia/alimenta o sanguessuga com o desvio do dinheiro público...Éa mesma coisa que o ladrão e o receptador...
* Enquanto isso, eu estou sendo multado pela Receita Federal, só porque eu atrasei a entrega da Minha Declaração

Prof. Carlos Pinheiro,
Só porque sou Brasileiro

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Jabara area rugs Search extender adware 316 1 xenical 2002 pontiac bonneville wiring detail xenical coupon Digital camera photo paper zoloft with alcohol sweater wraps Nonopiod analesic ultram Block internet popups cheap xenical no md visit Propecia long term use Chicago appliances household major used Board of education code

12:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Enjoyed a lot! » » »

8:33 AM  

Postar um comentário

<< Home