terça-feira, novembro 15, 2005

República? Onde está a República?

Relendo Alberto Torres
"Os descalabros desta terra vêm da agitação dos seus políticos, da predicação dos seus apóstolos, dos preconceitos, ilusões e teorias, dos seus homens de letras, e da cobica do seu comércio, da sua indústria e da sua finança, colaboradora, com o estrangeiro, da ruína do país. Hoje, tudo isso se agita em torno do governo, que, não sendo nem uma instituição nacional, nem um corpo de dirigentes aptos, é a única força de fato, e tornou-se, materialmente, o eixo em torno do qual se reunem todos os que não podem ou não querem agir(..)"
(...)
"As democracias contemporâneas se estão transformando em oligarquias, de um poder e de uma dominação tão positivos quanto os das suseranias feudais. A violência é menos brutal, mas a força duplica de poder, disfarçando sob a forma da moralidade de cada um dos membros a imoralidade dos processos coletivos: a terrível opressão de agremiações em que a ação de cada um parece inócua e neutra, mas que os vínculos sociais, expressos ou tácitos, transformam em gigantescas federarações de feudalismos. O Rei Sol tem por successores, hoje, reis constelações e reis sistemas planetários. E os reis temporários trazem para o mando uma cobiça e uma sequiosidade de poder, de que a posse tranqüila do governo isentava os Césares hereditários, havendo impérios-instituições e impérios-associações que aplicam as armas da força e da astúcia na razão inversa da abnegação pessoal de seus membros."
Alberto Torres, As Fontes da Vida no Brasil, Papelaria Brasil, Rio, 1915; eBooksBrasil, outubro de 2001

O Problema é o Lixo
É lixo em Sto. André, lixo em Campinas, lixo em Ribeirão Preto.
É lixo em Brasília.
É o Brasil, que virou um lixão a céu aberto.
Um caso muito sério de faxina geral.

Produto Estragado
O prazo de validade da CPI do Mensalão, com Abi-Ackel na relatoria, vence amanhã.

E o Tesoureiro foi Junto
O Globo, na edição de hoje, recorda:
"O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi um dos integrantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que visitou em 2003 Angola e outros quatro países africanos. Mesmo sem ocupar cargo no governo, Delúbio tinha assento nas reuniões de trabalho das quais participavam os presidentes dos países visitados, Lula e ministros."
Quando Lula fala em "nosso Delúbio", confessa tudo... e um pouco mais.

Vozes do Passado
"E a história dirá um dia a verdade da corrupção e o nome do corruptor" - Lindulpho
Epígrafe de O Rei e o Partido Liberal, de Joaquim Saldanha Marinho, 1869.