domingo, outubro 09, 2005

Sobre o eBooksBrasil

Abaixo, expandido, o que respondia aos que se davam ao trabalho de me perguntar porque o eBooksBrasil foi tirado da web.

[Nota de 08.02.2006: Em 25 de janeiro de 2006 o eBooksBrasil voltou, em novo endereço www.ebooksbrasil.org e a mesmíssima direção. Agradeço o apoio e o incentivo dos amigos que deixaram aqui suas mensagens ou me enviaram e-mails. Mantenho este post como memória.]

"Um fraco rei faz fraca a brava gente" (Camões)

O eBooksBrasil.com, tirei-o da web, com pesar, mas tirei.
O que foi semeado, semeado está.
A "obra" realizada no eBooksBrasil.com continua: nos CDs gravados e à venda por aí, com a inclusão autorizada ou não autorizada dos livros do eBooksBrasil.com, com as inclusões em outros sites (até portais); com uma "parceria" com o MEC: www.dominiopublico.gov.br), etc. etc.
Não tenho a menor dúvida de que o futuro do livro será digital.
Questão de tempo, apenas.
Por aqui, com certeza por mais tempo.
Mas, realmente, estou me dando um tempo.
Para dar uma idéia, aqui neste país descoberto por Cabral, não estou conseguindo sequer que a Prefeitura Municipal de Ibiúna cumpra a lei.
(Conferir em www.teotonio.org/sitioslagos)
Estava (estou) brigando por isso.
Mas desanimo a cada dia.
E eis que estoura este mar de lama federal, que encobre o presente e enturba o futuro.
Pedi para o MEC retirar a menção de "parceria".
Transcrevo parte da resposta:
"Excedeu o espaço em disco?
Sim, mas não esmoreça.
Vamos manter as referências ao eBooksBrasil até a normalização da situação."
Não tenho a menor idéia do que quis dizer com "normalização da situação".
Como não há "parceria", a manutenção da referência me incomoda.
Principalmente porque houve um Edital envolvendo R$5.000.000,00, de que não participei.
Houve apenas a autorização gratuita de uso, que já dera a outros sites, por exemplo ao excelente eBookCult, do amigo Ed, ao Alexandria Virtual, do Abrahão, ao VirtualBooks, do Jaime Mendonça, quando ainda não estava no portal Terra, entre outros.
Do jeito que as coisas andam, de repente, não mais que de repente, estoura aí um escândalo envolvendo o MEC e estou no rolo de gaiato.
(As "parcerias" com a Phoenix-Library.org e até com o Project Gutenberg inexistem. No caso da Phoenix deveria ter sido feita com o Germain Garand. No caso do Projeto Gutenberg, com o Michael Hart).
O uso comercial indevido do meu trabalho me incomodava.
Mas o uso político e que pode induzir a erro é insuportável.
Espero que entendam.
Faz de conta que, como o meu amigo Nélson Jahr Garcia, morri.
Ou que, a exemplo do bispo, estou fazendo "greve de eBooks"...
Mas quem se preocupa com "fome de cultura" neste país?
Resolvi colocar como razão (para não polemizar) algo que realmente aconteceu com o Yahoo!: fui avisado de que estava excedendo espaço em disco.
Coisa que poderia ter sido resolvida, e o poderia ter feito, com US$10,00.
(Nas coisas de dinheiro parece que, hoje, a gente se faz mais entender do que dizer que é por moralidade, palavra meio fora de moda por aqui).
Quando houver "normalização da situação" (leia-se fim das sacanagens federal, estadual, municipal, difícil, difícil, vamos ver...)
O Yahoo! não tem nenhuma culpa pela retirada do site.
O responsável sou eu, só eu, movido pelas circunstâncias acima.
O Yahoo! é um site comercial e tem regras claras, mesmo que tenha mudado os termos de serviço, o que era privilégio seu.
Eu sabia e sei.
Mas tudo bem: depois dos últimos discursos do presidende, estudar não é tão importante assim, nem ler.
Até recomendou a não leitura de jornais!
Os jovens que quiserem "se dar bem na vida", não precisam ler não, basta seguir o exemplo que vem do Rei.
HAJA!
O Phoenix-Library.org também está fora da internet.
Mas não fui eu que o retirei.
Quem cuida do site é o Germain Garrand, do eBooksFrance.com, que está morando em Lisboa.
Ele também tem lá suas razões.
Continuo com o domínio ebooksbrasil.com.
Um eBooksBrasil.net que apareceu não tem nada a ver comigo.
Na HP do eBooksBrasil deixei um desabafo que retrata meu estado de espírito atual.
E, graças à competência do MEC, os que clicam na menção de "parceria" com o eBooksBrasil, são levados a esta página.
Quem clicar no link da Phoenix-Library , será brindado com outra mensagem do Germain:))
Espero que, após este post, retirem as menções de "parceria".
Não precisam retirar os livros.
Foram cedidos de graça e não costumo pedir devolução de presentes.
Nem cobrar por eles.

19 Comments:

Blogger Yuri Vieira said...

Olá Teotônio
Fico triste também pela forma com que o eBooksBrasil saiu da rede. Sou testemunha - há quase seis anos - do seu esforço. Juntos, além dos meus, chegamos a divulgar o ebook da Hilda Hilst, lembra? Vc foi um pioneiro e merece todo o respeito por isso. Falei sobre seu trabalho com o Julio Daio Borges, do DigestivoCultural.com, na festa do site dele, sobre sua performance enquanto herói da resistência. Espero que a qualquer hora dessas vc consiga voltar à carga. Não sei se ajuda, mas eu, por exemplo, estou usando um serviço de hospedagem (Routhost.com) que me dá 750Mb de espaço e 20Gb de banda/mês por meros R$81,40/ano. Há planos de até 3Gb de espaço e 80Gb de banda por R$247,00/ano. (Em dólar, claro.)
Desejo a vc toda sorte.
Abração
Yuri V. Santos

3:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Teotonio,
Tenho 27 anos e sou escritor de fôlego longo, tendo escrito nos ultimos 13 anos mais de 30 livros. Leitor assíduo de livros e frequentador sistemático de seu site, me vi surpreso pelo que ocorreu com sua jornada.
Minha indignação se resume a uma palavra: IMORAL!
Meu sentimento e menssagem para você se resume a outras cinco: FORÇA, FÉ, ESPERANÇA, SOLIDARIEDADE e APOIO - este último que sempre terá de seus amigos, os quais me reservo humildemente o direito de lhe pedir uma de suas cadeiras vagas.
e-mail: najjahary@gmail.com

9:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Primeiramente gostaria de deixar bem claro, o quanto o internauta,estudioso,curioso,apaixonado por literatura perde com a falta do ebooksbrasil.... bem no meu caso de estudioso,curioso e apaixonado por literatura nao tenho palavras para descrever minha decpcao quando entrei no site e este estava bloqueado fiquei muito triste ..isso e realmente um absurdo ... mas fazer oque no pais que ainda impera " pao e circo " e com foi mencionado em cima um rei fraco faz do bravo povo uma nacao fraca... este era um dos meus sites mais frequentados fazer oque ne ....

2:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Teotonio,
Sou Diego, acho que vc até lembra demim, escrevia quando tinah 15 anos, eheheh, acho qeu era seu mais novo autor... o mais novo do Brasil. Pois bem, com muita correria fiquei meio alheio ao que acontece com os ebooks no Brasil, como por causa da faculdade comrpei um palm, pensei em ler ebooks nele, e ai descobri o que aconteceu... a ebooksbrasil fora do ar, e depois de ver o qeu aconteceu com seu site e como disponibilizam esse material em divesas paginas e revistas por ai a fora, fiquei indignado. Busquei meu nome em sites de busca e achei milhares de paginas usando seu servidor para fazer downlaods de ebook, principalmente, apra os antigos como eu, rocket-ebooks.
Nesse momento ninguem se solidariza para ajudar, engraçado né? Infelizmente não tenho um servidor para ajuda-lo, mas se precisar se ajuda com relação a criação de um novo site conte comigo.
Tenho certeza que essa fase ira passar e tudo voltará a ser como sempre foi, aos poucos, ainda acredito, podemos mudar o mundo.
Abraço colega e tenha fé nisso!
Diego Kalinouski Pedroso - kalinouski@uol.com.br

10:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Me sinto tão triste pelo site, eu visitava sempre a página atrás da melhor biblioteca virtual do Brasil... E agora me deparo com o "NOJO" é triste muito triste saber que agora não consigo achar uma página a altura do que era a ebooksbrasil!!!

5:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu voltaria so de raiva.lamentar nao adinta. mas ate eu lamento a falta do e-book brasil,omelhor que ja vi . mande o yahoo tomar no ...e volte com tudo.pra mostrar seu talento !!! E garra que tem.

2:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

So os bons sao persrguidos.ninguen se importa com quem nao tem importancia,os livros mexiam muito com quem lesse e pensase nas mensagens contidas. salvei muitos livros exelentes mas tive que formatar o hd e perdi tudom . quando procurei nao estavam mais la no ebooks brasil . nao sei como clsificar voce mas admiro muito sua coragem e inteligencia.na escolha dos livros . como ja disse manda a yahho ... e volte com tudo tem muita gente esperando por isso. tenho compartilhado da sua indignacao .ate com o caso do seu sitio eo tal muro corta ruas.absurdo!!! nao se entregue nao eh raro um poder mais que muitos .disistir eh pior sei pr experiencia. se eh preciso lutar ,lutemos.nao para por ai eh uma batalha apos a outra, nao ha descanso do guerreiro, quando a gente pensa que ja passou por tudo . a vida apronta mais uma !!! forte abraco!!! volter@ig.com.br.

3:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

É Teotonio, os caminhos estão ficando cada vez mais estreitos para todos nós, algo me diz que teremos que nos juntar, destruir tudo, não deixar pedra sobre pedra, para depois, das ruinas, começar tudo de novo.

Um abraço!

11:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hola Teotonio...
Mi nombre es myriam, te escribo desde Montevideo.
Integro el equipo de Biblioteca Virtual Brisa (http://bibliotecavirtualbrisa.com)
Veo no sin tristeza más y más intentos de detener la difusión de la cultura, la intención de impedir que esta sea de libre acceso para todos....
Y mi respuesta es aquella que nuestros cantautores dieron a los tiranos en mi país:

"Cuando muere un estudiante
es una baja y no es,
porque por uno que muere
otro ya está por nacer"

Somos muchos luchando por una cultura accesible para todos... apretando filas, uniéndonos, seremos indestructibles... siempre nos quedan recursos y cuando se acaben los disponibles, inventaremos los nuevos.

Un abrazo,
myriam

11:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Apenas esperança e gratidão....

3:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu nome é Danilo Borges, sou de BH - MG, estudante de C. Sociais. Nâo conhecia o site e na primeira vez que o encontrei estava escrito NOJO, que surpresa desagradavel. É uma boa rede de relações essa que vc formou com site. Os comentários acima, e daqui a poucos instanstantes os abaixo, são de muita indignação, o que mostra a importância do acesso livre às coisas preciosas da vida. Do outro lado da moeda estão os que deixam de faturar com a coisa e esquecem-se que livros são fabricas de almas, não de objetos, e fixam-se nos $$$. Essa é uma luta antiga e vencerá o mais esperto. Espero que os dois percam pois neste caso a única vitória é a derrota de todos e a derrota de todos é a liberdade.

Abraços p/ todos que utilizam o site e se solidarizam com sua volta.

3:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi td bem eu queria que voce pudesse colocar as cronicas de narnia por favor!! muito obrigado thau
obs: no e books americano tem!

3:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Incrivel! Sabe que eu tive uma sorte danada com esse negócio? Foi você, Teo, quem me ensinou e persuadiu acerca do Futuro do Livro Eletrônico. Um dia, uma mulher identificando-se como "do Ministério da Cultura" me telefonou e pediu para colocar meus livros - os poucos que são de minha Autoria - no tal Portal do Governo Federal. Recusei. Instintivamente. Jamais recebi qualquer apoio federal (ou estadual, municipal ou empresarial) para levar livros às pessoas com tu me ensinaste, meu Irmão. E este governo quer que eu estabeleça qualquer tipo de parceria? A conversa da mulher me soou como um daqueles insultos: "vamos te propor um acordo, nós entramos com o pé e você com a bunda". Disse não. Vão à merda.
A mulher me disse algo como "nós já percebemos que o Sr. não gosta do governo Lula. Embora este projeto tenha começado no governo Lula (o que é mentira, por sinal, mais uma...) é uma oportunidade de o Sr. "estar divulgando" o seu trabalho no Portal do Governo Federal. Isso me soou novo insulto! O que diabos quero eu com esse ou qualquer raio de qualquer governo?
A pobre coitada não era culpada... Disse-lhe: Faz assim, entao, quando acabar esse pesadelo desse governo conservador, direitista, censor e pró-banqueiros (ainda não tinha estourado sequer o escândalo do Waldomiro Diniz, depois escândalo do Governo Federal virou rotina...), quando esse pesadelo acabar, me procure de novo... Neste momento, eu não autorizo a reprodução de livros meus, no todo ou em parte, em portais governamentais.
E tenho dito.

Teo, em algum momento essa cambutadefedapada vai ter o que merece, mas como está demorando, cara!

8:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

bom dia senhor teotonio não o conheco mas sou grato ao senhor pelo resto da minha vida,quando eu estava no 2periodo de direito me vi num mar de dificuldades ,estudando direito penal1 nao possuia recursos para comprar o livro ,e comecei a me desesperar,orei a deus e pedi a ele uma luz ,conversando com internautas,fui levado ate o ebooksbrasil,achei todos os livros que precisava , ate chorei de alegria arrebentei nas provas da faculdade pois gosto de estudar todo dia , e com os livros do ebooks foi tranquilo.
sou grato a ti amigo por esta oportunidade,quem te prejudicou nao sabe a quantos voce ajudou,são as poucas pessoas como voce que nos faz acreditar em um mundo mais solidario,que deus te de forca para não desistir da luta,parabéns e muito OBRIGADO!

9:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é Teotônio,
Estou estudando Direito em uma faculdade paga, minha esposa também e minha filha estuda Nutrição em outra. Ao todo tenho gasto quase 2.500 reais em escola por mês, e pasme, eu não ganho tudo isso por mês. Ontem me passaram o seu site como fonte de alguns livros que temos que ler obrigatóriamente. Achei que nossos problemas estariam resolvidos, mas mais uma vez, esse embuste de governo tratou de pôr sua larga e pesada mão sobre nossas vidas e atrapalhar de novo.´È uma pena.
Teixeira

6:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fico orgulhoso em saber que pessoas como você, apesar das dificuldades, mantém suas idéias e esforços para concretizar um sonho que se tornou realidade. Uma realidade silenciosa para muitos que não lêem como antigamente, mas que pode, de repente, despertar a curiosidade e a fome de leitura (lê-se: fome de CULTURA). Descobri o site há pouco tempo, mas foi o suficiente para encontrar títulos que nunca imaginei. Ainda mais gratuito e em português. Parabéns! Não desista nunca, pois o futuro da população brasileira também depende do seu esforço. Basta que eles tenham quem os mostre o caminho, principalmente através dos livros.
Finalizo lhe dando o endereço de meu blog onde publiquei o 1° capítulo de meu livro policial. seria uma honra para mim ter um comentário de uma pessoa como você.

http://fermagaldi-historias.blogspot.com

Lá você poderá conhecer um pouco de mim. Veja os links.

Por enquanto obrigado pela sua ajuda e nunca desista do eBooksBrasil, pois, além de uma ferramenta cultural, é, antes de tudo, um trabalho social.

7:36 PM  
Blogger Unknown said...

Sou Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas e diariamente leciono p academicos que nao têm o devido acesso a cultura.Claramente percebo isso especialmente em faculdades provadas em que dou ou dei aula, é ainda pior que na federal.Essa alienação só nos leva a perpetuar o modo capitalista de produção.
Oque tem Enfermagem e a Enfermeira com isso?
Tudo, pois é justamente conhececendo o contexto histórico e social em que a mesma se desenvolveu é que poderemos mudar o modelo biomedico hegemônico na saude...
DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE!!!
Professora Emillia Santos

6:05 PM  
Anonymous Elvis Freitas said...

Acho que quando um trabalho importante e de grande utilidade acontece é natural que se tenha algum tipo de recompensa por isso. Além de ser muito útil socialmente e culturalmente acho que é um trabalho muito generoso e não interesseiro, portanto acho que de alguma forma você ou vocês estão lucrando com isso ( nao como dinheiro mas como reconhecimento, gratidão e respeito ), e esse lucro pode ser convertido em muitas coisas boas. E acho sim que deveria haver uma maneira de doação voluntária a quem faz esse tipo de trabalho pois apesar de ser solidário há empenho e tempo dedicados e quem quiser-se poderia ajudar. Parabens pela iniciativa. Obrigado.

9:32 PM  
Blogger Ítalo said...

Olá!
Obrigado pelos ebooks do Odorico Mendes!

11:50 PM  

Postar um comentário

<< Home